En Argentina, las desigualdades de origen estructuran cursos de vida, posibilidades de desarrollo y apropiación de recursos (derechos) por parte de los niños y adolescentes y llevan a la reproducción intergeneracional de la pobreza y desigualdades sociales.
En Argentina, la situación económica, el marco político-institucional y las condiciones sociales de origen, constituyen un conjunto de factores cuyo desempeño distribuye de manera desigual oportunidades, trayectorias y transiciones de vida sobre las nuevas generaciones, poniendo en escena la existencia de diferentes infancias y adolescencias. Este estudio, presentado en el Congreso de la Asociacion Latinoamericana de Sociologia, analiza en qué medida las condiciones sociales de vida en las que están situados los hogares determinan el desarrollo de la niñez y adolescencia y cómo influyen dichas condiciones en procesos estructurantes del desarrollo humano, como son los procesos de crianza y socialización. Se desarrollaron indicadores que permitieran una aproximación a los procesos de crianza y socialización, que permiten reconocer prácticas y hábitos en ámbitos primarios y secundarios de socialización.
Conseqüências das condições de vida e as configurações familiares sobre os processos de criação e socialização de crianças e adolescentes urbanos (2007-2008)
Na Argentina, as desigualdades de origem estruturam a vida, as possibilidades de desenvolvimento e apropriação de recursos (direitos) pelas crianças e adolescentes e geram uma reprodução, de geração a geração, da pobreza e desigualdades sociais.
Na Argentina, a situação econômica, o marco político- institucional e as condições sociais de origem, constituem um conjunto de fatores cujo desempenho distribui de maneira desigual oportunidades, trajetórias e transições de vida sobre as novas gerações, pondo em cena a existência de diferentes infâncias e adolescências. Este estudo, apresentado no Congresso da Associação Latinoamericana de Sociologia, analisa até que ponto as condições de vida que vivenciam os lares determinam o desenvolvimento das crianças e adolescentes, e de que maneira influem essas condições em processos estruturantes do desenvolvimento humano, como por exemplo, os processos de criação e socialização. Desenvolveram-se dados que permitem uma aproximação aos processos de criação e socialização e esses dados, por sua vez, permitem reconhecer práticas e hábitos em âmbitos primários e secundários de socialização.
[pdf]efecto-de-las-condiciones-de-vida–y-las-configuraciones-familiares-sobre-los-procesos-de-crianza-y-socializacion-de-ninios-ninias-y-adolescentes-urbanos-2007-2008[/pdf]